Lula anuncia ferramenta que promete coibir roubos e furtos de celulares no país

O presidente Lula anunciou um programa para tentar coibir roubos e furtos de celulares no país durante agenda em Guarulhos, na Grande São Paulo, nesta terça-feira (23).
A ferramenta, chamada Celular Seguro, é integrada com estados. Através de um banco de dados de aparelhos registrados com irregularidades, ela vai emitir alertas a quem estiver em posse dos equipamentos para devolução espontânea.
Segundo o governo, o programa conta inicialmente com mais de três milhões de celulares aptos ao resgate, subtraídos entre 2020 e 2026.
A intenção é entrar em uma pauta que a esquerda costuma ter mais dificuldade: a segurança pública.
O presidente procurou transmitir a ideia de que a devolução é necessária por uma questão de civilidade e para desincentivar um mercado clandestino.
Lula não detalhou informações como prazo para entrega dos aparelhos e a devolução para as vítimas, mas em uma curta fala, incentivou a população a contribuir com a política.
Depois, Lula visitou um hospital, na Zona Leste de São Paulo, para entregar equipamentos de radioterapia e inaugurar dois centros destinados ao tratamento do câncer.
Lula estava acompanhado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Além deles, acompanha o presidente o recém-nomeado coordenador da campanha do petista em São Paulo, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas, que tem grande proximidade com lideranças do PT.
Em entrevista à CBN, Marco admitiu que o interior paulista será um desafio, por ter características mais conservadoras. Por isso, segundo ele, a região será uma prioridade da campanha.
Antes, Lula esteve no Rio de Janeiro, onde inaugurou a primeira etapa das obras da nova Serra das Araras, na Rodovia Presidente Dutra, principal ligação rodoviária entre Rio e São Paulo.
As agendas são parte de uma série de compromissos no Sudeste antes do início das restrições eleitorais, que entram em vigor em 4 de julho.



