Governo atende pedido da BYD por novas cotas de isenção do IPI de carros eletrificados importados

O governo federal decidiu, nesta terça-feira, atender a um pedido da montadora chinesa BYD e vai recriar cotas de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados para carros eletrificados que são importados desmontados e semidesmontados. A informação havia sido antecipada pela CBN.
A decisão foi tomada a poucos dias da recomposição integral do imposto e contraria a associação que reúne as montadoras que produzem no Brasil. A Anfavea estuda judicializar a medida.
A cota de isenção definida pelo governo Lula foi limitada a US$ 463 milhões e tem prazo limitado em 6 meses. Este é o mesmo patamar da cota anterior, que se esgotou em janeiro de 2026. Já a importação de carros montados não terá cotas de isenção.
Apesar da recriação das cotas, o governo optou por manter o cronograma atual de recomposição do IPI. Assim, os eletrificados montados e desmontados terão alíquota de 35% já em julho, enquanto os veículos montados continuarão em 14%, mas chegarão aos 35% em janeiro de 2027.
O que dizem as montadoras?
O presidente da Associação das Fabricantes de Veículos Automotores, Igor Calvet, diz ver com preocupação a decisão. Em nota, ele ponderou que a decisão coloca em xeque a confiança das empresas que haviam considerado o cronograma anterior.
Para a Anfavea, o IPI reduzido e as cotas de isenção eram medidas adequadas enquanto havia poucos carros eletrificados no Brasil. Com o aumento dos últimos anos, a entidade defende que novos benefícios desestimulam o investimento em produção local.
Questionada, a BYD não quis se manifestar. A montadora investiu mais de R$ 5 bilhões numa fábrica em Camaçari (BA), mas ainda importa boa parte das peças já fabricada na China para apenas fazer a montagem final dos carros no Brasil. É um nível de produção menos aprimorado e qualificado do que a produção 100% local. A CBN apurou que a decisão de hoje foi tomada depois que o governador baiano, Jerônimo Rodrigues, do PT, enviou uma carta ao governo defendendo o pedido da BYD.
Dados da associação que reúne as fabricantes que importam carros pro Brasil mostram que aumentou a quantidade de carros importados prontos ou parcialmente desmontados pro país nos primeiros meses deste ano. A BYD é responsável por 8 em cada 10 carros dessa modalidade no país. Nos cinco primeiros meses deste ano, a montadora importou 41.301 unidades, contra menos de 40 mil no mesmo período do ano passado.



