MP do Rio denuncia dois policiais pela morte de menino atingido por bala de fuzil durante operação em 2015

O MInistério Público do Rio denunciou, nesta sexta-feira, os policiais militares Rafael de Freitas Monteiro Rodrigues e Marcus Vinicius Nogueira Bevitori pelo homicídio do menino Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos. A criança foi atingida por um tiro de fuzil durante uma ação policial no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, em abril de 2015.
De acordo com o Ministério Público o crime foi praticado mediante recurso que dificultou a defesa da vítima, que estava sentada na entrada de sua casa, na localidade conhecida como Ping Pong. Ainda segundo a denúncia, os disparos foram efetuados a uma distância de aproximadamente quatro metros, lembrando que Eduardo foi atingido pelas costas.
A Promotoria pediu que os denunciados sejam submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri e condenados ao pagamento de indenização mínima de R$ 1 milhão pelos danos causados.
O processo contra os policiais chegou a ser arquivado em 2016. Na época, o inquérito da Polícia Civil concluiu que os policiais agiram em legítima defesa, trocavam tiros com bandidos e balearam Eduardo acidentalmente, apesar de testemunhas terem dito o contrário.
Mas o caso foi reaberto em 2024. A mãe do Eduardo, Terezinha Maria de Jesus, foi a responsável por trazer o caso novamente a avaliação do MP.



