Irã acusa EUA de violar acordo de paz entre países para encerrar guerra

O Irã acusou neste sábado (27) os Estados Unidos de violar o acordo de paz firmado entre os países para encerrar a guerra no Oriente Médio.
Segundo o governo iraniano, os ataques americanos realizados nesta última sexta-feira contra instalações de vigilância costeira são uma “violação flagrante” e desrespeitam o memorando de entendimento assinado no último dia 17 de junho.
O presidente dos Estados Unidos Donald Trump, afirmou na sexta que os ataques tiveram como alvo depósitos de mísseis, drones e radares costeiros e que foram uma resposta a ataques de Teerã a navios que atravessavam o Estreito de Ormuz.
Ainda segundo Trump, o regime iraniano lançou ao menos quatro drones de ataque contra embarcações, sendo que um deles atingiu um navio de carga e os outros três foram derrubados pelas forças americanas.
O Irã disse ter revidado ao ataque atingindo postos militares americanos na região. A escalada aumenta a tensão em torno acordo de paz.
O Parlamento iraniano afirmou que a ação dos Estados Unidos terá consequências, enquanto o vice-presidente americano, J. D. Vance, declarou que, se houver divergências sobre o acordo, o Irã deve negociar, mas alertou que novos atos de violência serão respondidos na mesma proporção.



