janeiro 6, 2026

Apagão em Copacabana e no Leme passa de 48 horas e causa prejuízo milionário


Comerciantes e moradores de Copacabana e do Leme contabilizam os prejuízos após mais de dois dias de um apagão causado, de acordo com a Light, por furto de cabos elétricos.

A energia caiu na tarde de sábado (3), e só voltou parcialmente nessa segunda (5). Enquanto isso, muitos estabelecimentos tiveram que ficar fechados, além de perderem alimentos no frigorífico.

O presidente do Polo Gastronômico de Copacabana, Daniel Gama, diz o prejuízo financeiro de pelo menos 15 associados passa de R$ 1 milhão.

“Os prejuízos são imensuráveis. A gente está falando não só da falta de luz em si. É o primeiro final de semana do ano, os hotéis estão lotados, Copacabana concentra 80% dos hotéis do Rio de Janeiro e a gente não tinha como atender a demanda de turistas. É péssimo para o comércio, para o turismo, para a imagem do Rio de Janeiro. A situação esse final de semana foi de caos no comércio de Copacabana”, relata.

Com bombas paradas, muitos lugares também ficaram sem água. Moradores também relatam que a luz voltou com apenas uma fase elétrica, o que impede o uso de equipamentos mais pesados. É o que conta o aposentado Nilton Passos, morador do Leme.

“Você vê a dor do empresário e o esforço que ele faz para arrecadar o máximo de recursos justamente na alta temporada, e agora ele acaba sofrendo, sem conseguir, talvez, nem fechar a conta no fim do mês. Hoje, pelo terceiro dia, a parte de 110 volts voltou, mas a rede principal, de 220 volts, não foi restabelecida. Então, não adianta apenas acender o restaurante se não é possível ligar os maquinários, o frigorífico e as câmaras para conservar os alimentos e evitar desperdício”, conta.

O Procon Carioca deu 24 horas pra Light prestar esclarecimentos. Já a Polícia Civil investiga o furto de cabos. Mas o delegado responsável, Angelo Lages, disse à CBN que nem a Light sabe onde e quando esse crime ocorreu. A Polícia Militar diz que não foi acionada pra ocorrência do tipo nos últimos dias.

A Light sustenta que a falta dos cabos não teria provocado uma queda imediata, mas desestabilizado a rede. A empresa afirma que trabalha em casos pontuais, mas não soube dimensionar quantos clientes ainda estão sem luz.



Source link

Visited 5 times, 1 visit(s) today