'Sempre estaremos lá pela OTAN, mesmo que eles não estejam lá por nós', diz Trump em meio à tensão pela Groenlândia

Em sua própria rede social, o Truth Social, Trump diminuiu a OTAN ao dizer que, antes de sua chegada ao segundo mandato, a organização “estava com 2% do PIB” para Defesa, e “a maioria não pagava suas contas”, pois os Estados Unidos “estavam, ingenuamente, pagando por eles”.
Trump afirmou conseguiu elevar o valor para 5%, o que foi possível porque “são todos seus amigos”. O presidente americano ainda voltou a dizer que, “sozinho, terminou 8 guerras”, e reclamou de não ter recebido o Nobel da Paz. Nesta semana, Trump descartou a vencedora do prêmio, Maria Corina Machado (líderança da oposição a Maduro na Venezuela) como possível governante da Venezuela após a captura de Maduro, apoiando a posse da vice dele, Delcy Rodríguez.
O presidente americano ainda afirmou que a Rússia e a China “não têm nenhum medo da OTAN sem os Estados Unidos”, e que duvida que a organização “estaria lá pelos EUA” se realmente precisassem da ajuda dela. Veja a mensagem completa:
“Lembrem-se, para todos aqueles grandes fãs da OTAN, eles estavam com 2% do PIB e a maioria não pagava suas contas, ATÉ EU APARECER. Os EUA, ingenuamente, estavam pagando por eles! Eu, respeitosamente, os levei a 5% do PIB, E ELES PAGAM, imediatamente. Todos disseram que isso não seria possível, mas foi, porque, acima de tudo, eles são todos meus amigos. Sem a minha intervenção, a Rússia teria TODA A UCRÂNIA agora. Lembrem-se também que eu, sozinho, TERMINEI 8 GUERRAS, e a Noruega, um membro da OTAN, ingenuamente optou por não me conceder o Prêmio Nobel da Paz. Mas isso não importa! O que importa é que eu salvei milhões de vidas. A RÚSSIA E A CHINA NÃO TÊM NENHUM MEDO DA OTAN SEM OS ESTADOS UNIDOS, E DUVIDO QUE A OTAN ESTARIA LÁ PARA NÓS SE REALMENTE PRECISÁSSEMOS DELA. Todos têm sorte de eu ter reconstruído nossas forças armadas no meu primeiro mandato e continuar fazendo isso. Sempre estaremos lá pela OTAN, mesmo que eles não estejam lá por nós. A única nação que a China e a Rússia temem e respeitam é a RECONSTRUÍDA DOS EUA POR DJT. FAÇA A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!!! Presidente DJT”
‘Sempre estaremos lá pela OTAN, mesmo que eles não estejam lá por nós’, diz Donald Trump no Truth Social. — Foto: Reprodução
Uma anexação da Groenlândia pelas forças militares dos EUA causaria grande impacto na aliança da OTAN e aprofundaria a divisão entre Trump e os líderes europeus, já que a ilha é um território autônomo administrado pela Dinamarca.
A OTAN conta com 32 membros, dentre eles a Dinamarca, os Estados Unidos e outros países europeus (veja a lista completa).
Europa se prepara para possível avanço de Trump na Groenlândia e Dinamarca quer reunião com Rubio
A Groenlândia, a Dinamarca e o território autônomo estão buscando uma reunião com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, de acordo com a Associated Press.
Além disso, a França está trabalhando com aliados em um plano de resposta caso os Estados Unidos concretizem sua ameaça de anexação, disse um ministro nesta quarta-feira (7), segundo informações da Reuters.
O ministro francês das Relações Exteriores, Jean-Noel Barrot, disse que o assunto seria abordado em uma reunião com os ministros das Relações Exteriores da Alemanha e da Polônia ainda nesta quarta. Ele disse: “Queremos agir, mas queremos fazê-lo em conjunto com os nossos parceiros europeus”, em entrevista à rádio France Inter.
Líderes das principais potências europeias e do Canadá manifestaram apoio à Groenlândia esta semana, afirmando que a ilha ártica pertence ao seu povo, enquanto a Casa Branca afirmou na terça-feira (6) que utilizar as forças armadas é uma opção.







