Revista aposta em indicação de 'O Agente Secreto' para categoria de Melhor Filme no Oscar

A revista norte-americana Variety postou, nesta terça-feira (20), suas apostas dos filmes que devem ser indicados na categoria principal do Oscar, a de Melhor Filme. Entre os apontados, está o brasileiro “O Agente Secreto”, do diretor Kleber Mendonça Filho.
As indicações oficiais do Oscar saem nesta quinta-feira (22).
Além de ‘O Agente Secreto’, outros longas integram a lista. Confira:
- ‘Bugonia’
- ‘F1’
- ‘Frankenstein’
- ‘Hamnet’
- ‘O Agente Secreto’
- ‘Marty Supreme’
- ‘Uma Batalha Após a Outra’
- ‘Valor Sentimental’
- ‘Pecadores’
- ‘Sonhos de Trem’
Até o momento, o mais cotado para vencer a categoria é o filme do diretor Paul Thomas Anderson, “Uma Batalha Após a Outra”. O longa já venceu outros prêmios importantes na categoria, em premiações consideradas termômetro para o Oscar, como o Globo de Ouro.
Filmes brasileiros na pré-seleção do Oscar
‘O Agente Secreto’, de Kleber Mendonça Filho, foi escolhido entre os 15 pré-selecionados para a categoria de Melhor Filme Internacional e Melhor Elenco do Oscar 2026, o que classifica o filme para essas duas categorias. Previsões de críticos e veículos especializados apontam que o longa ainda pode aparecer em Melhor Ator com Wagner Moura, Melhor Filme, Melhor Diretor, e Melhor Roteiro Original.
O documentário ‘Apocalipse nos Trópicos’, de Petra Costa, foi selecionado na shortlist da categoria de Melhor Documentário. A cineasta já tinha conseguido uma indicação anteriormente ao prêmio em 2020 por ‘Democracia em Vertigem’.
O curta ‘Amarela’, de André Hayato Saito, também aparece na pré-seleção, na categoria Melhor Curta Live Action.
O anúncio terá início às 10h30, no horário de Brasília, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo site oficial do Oscar e também na transmissão do YouTube. Os vencedores serão conhecidos no dia 15 de março, na cerimônia da maior premiação de cinema do mundo.







