janeiro 23, 2026

É seguro investir no Tesouro Prefixado com perfil conservador?


O Jorge recebeu um dinheiro que não pretende usar tão cedo. Ele queria investir no Tesouro Prefixado, porque, dessa forma, saberia exatamente quanto iria ganhar, sem precisar se preocupar com a variação da Selic ou do índice de inflação.

No entanto, o gerente disse que, como ele tem um perfil conservador, a aplicação não é a mais adequada. E sugeriu, então, uma aplicação atrelada ao CDI. Ele pergunta se essa orientação faz sentido.

Confira a resposta de Marcelo d’Agosto:

Não faz. Todos os títulos do Tesouro Direto são adequados a um investidor que tem o perfil conservador, principalmente se a intenção for manter a aplicação até o vencimento.

Além dos títulos prefixados, o Tesouro Direto possui títulos atrelados à variação da taxa Selic e indexados ao IPCA. Cada um deles serve para um objetivo diferente. Mas todos são seguros.

Talvez o gerente tenha se confundido e pensado que você quisesse deixar esse dinheiro como uma reserva de emergência, para ser sacado a qualquer momento, em caso de necessidade. Mas, como você quer manter a aplicação até o vencimento, não há razão para nenhum tipo de objeção.

Investindo no Tesouro Prefixado, você trava o ganho da sua aplicação, que pode ser maior ou menor do que o das demais alternativas do Tesouro Direto. Mas, isso só vai ser possível descobrir no vencimento da aplicação.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today