fevereiro 13, 2026

Justiça italiana encerra audiências e avança para decisão sobre extradição de Carla Zambelli


A Corte de Apelação de Roma encerrou, nesta quinta-feira (12), a fase de audiências do julgamento de extradição da ex-deputada Carla Zambelli.

Após dois dias de sessões, os juízes passaram à etapa de deliberação e a sentença deve ser anunciada nos próximos dias, segundo os advogados da ex-parlamentar. A decisão ainda está sujeita a recursos da defesa e do Ministério Público italiano.

A audiência começou na quarta-feira (11), com manifestações do MP italiano e de advogados, e foi concluída nesta quinta com depoimentos do representante do governo brasileiro e da defesa.

Relembre as condenações

Zambelli está presa desde 29 de julho na Itália, onde possui cidadania, após deixar o Brasil depois de ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 10 anos de prisão pela invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023. A ex-deputada saiu do país antes do fim da fase dos recursos.

Depois, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por porte ilegal de arma e constrangimento ilegal, no episódio ocorrido em São Paulo, um dia antes das eleições de 2022, o que levou à perda do mandato parlamentar. O pedido de extradição foi apresentado pelo Brasil por determinação do Supremo e teve a análise adiada na Itália para avaliação de documentos.

Nesta semana, a Justiça italiana também rejeitou solicitação da defesa para substituição dos juízes do caso. Segundo o governo brasileiro, caso a extradição seja autorizada, Zambelli deverá cumprir pena na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today