fevereiro 18, 2026

Negociações entre Moscou e Kiev avançam após 2º dia de reuniões


O segundo dia de negociações entre delegações de Moscou e Kiev, com mediação dos Estados Unidos, foi concluído na manhã desta quarta-feira (18) com discussões sobre uma possível saída para a guerra na Ucrânia. Representantes dos dois lados disseram que as conversas foram difíceis, mas registraram avanços.

O chefe da delegação ucraniana, Rustem Umierov, afirmou que, nesta fase, não serão divulgados detalhes das negociações. Já o enviado especial da Casa Branca, Steve Witkoff, saudou o que classificou como sucesso do presidente Donald Trump na iniciativa de reunir representantes dos dois países em conflito. Segundo ele, russos e ucranianos concordaram em continuar trabalhando em direção a um acordo de paz.

O tom das três partes é mais otimista do que nas duas rodadas recentes de negociações realizadas em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, que não haviam produzido avanços relevantes. Ainda assim, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que Kiev e Moscou mantêm divergências em pontos-chave e acusou a Rússia de protelar as tratativas.

As reuniões em Genebra duraram cerca de seis horas na terça-feira (17) e duas horas hoje.

As delegações negociaram com base na proposta apresentada pelos Estados Unidos há vários meses, que prevê, entre outros pontos, concessões territoriais por parte da Ucrânia em troca de garantias de segurança de países ocidentais. Mesmo assim, as conversas seguem travadas em relação ao destino do Donbass, principal polo industrial do leste ucraniano.

Moscou exige a retirada das forças ucranianas de áreas ainda sob controle de Donetsk, condição rejeitada por Kiev.

A nova rodada de negociações também foi acompanhada por novos ataques russos na terça (17) e hoje. Na última noite, a Rússia lançou um míssil balístico e 126 drones contra o território ucraniano.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today