Aeroporto nos EUA perto da fronteira com o México, suspende voos por 10 dias devido a 'segurança'

Após uma determinação do governo dos Estados Unidos, o Aeroporto Internacional de El Paso, no Texas, recebeu ordem para suspender todos os voos pelos próximos 10 dias.
A restrição foi imposta por ‘razões especiais de segurança’, de acordo com um aviso no site da Administração Federal de Aviação dos EUA.
O aviso designa o espaço aéreo ao redor do aeroporto como ‘espaço aéreo de defesa NTL’ e afirma que os pilotos que não cumprirem a determinação ‘poderão ser interceptados, detidos e interrogados pelas autoridades policiais’.
O documento alerta ainda que o governo dos EUA poderá usar ‘força letal’ contra aeronaves consideradas uma ‘ameaça iminente à segurança’.
A restrição abrange todos os voos de e para o aeroporto, se aplica até uma altitude de 18 mil pés e permanece em vigor até às 6h30 do dia 21 de fevereiro
A zona de exclusão aérea, centrada no aeroporto, tem um raio de 10 milhas náuticas e abrange também o aeródromo militar de Biggs, nas proximidades.
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Salão Oval da Casa Branca. — Foto: SAUL LOEB / AFP
É a primeira vez desde os ataques de 11 de setembro que o espaço aéreo sobre uma grande cidade dos EUA é fechado por um período prolongado por motivos de segurança, de acordo com a imprensa americana.
O Aeroporto Internacional de El Paso fica a aproximadamente seis quilômetros e meio da fronteira com o México, portanto a ordem exclui o espaço aéreo mexicano.
Em 2024, mais de quatro milhões de passageiros utilizaram o aeroporto.







