Alckmin afirma que 'maus brasileiros' tentam reverter estrago causado por tarifaço dos EUA

Em meio a um possível novo tarifaço, o vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que maus brasileiros estão tentando reverter o estrago causado ao país. A declaração ocorre após o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, responder uma carta do senador Flávio Bolsonaro em que pedia que os americanos não impusessem tarifas de 25% aos produtos brasileiros.
Marco Rubio disse que vê otimismo no pré-candidato do PL à Presidência, mas afirmou que a investigação conduzida no país sobre práticas comerciais deixou diferenças substanciais na resolução de problemas.
O vice-presidente criticou a atuação de Flávio Bolsonaro para tentar ajudar a resolver o tarifaço.
“São maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o estrago que foi feito”, declarou Alckmin.
O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa deu detalhes sobre a negociação entre Brasil e Estados Unidos e criticou quem usa a questão das tarifas como campanha eleitoral.
“As equipes técnicas têm se reunido desde 7 de maio, quando houve a visita à Casa Branca. Até hoje, já realizamos pelo menos oito reuniões. Ainda ontem, conversamos e já agendamos o próximo encontro para a semana que vem, tanto no nível técnico quanto no político. Estamos debatendo o tema de forma séria. Não se trata de uma visita de cortesia, nem de uma conversa amadora, muito menos de cunho eleitoral. Quem se apropria desse tema com propósito meramente eleitoral faz pouco“, afirmou.
Alckmin destacou ainda que governo trabalha para reverter até setembro a decisão da União Europeia que exclui o Brasil da lista de países que cumprem as regras do bloco para exportação. O governo brasileiro já criou um novo protocolo para tentar reverter a medida.
Alckmin e Márcio Elias participaram nesta sexta-feira (26) do evento Conexões Produtivas – Oportunidades para a Indústria no Acordo Mercosul-União Europeia, na Zona Sul de São Paulo.



