fevereiro 20, 2026

Após criação de Conselho da Paz, Hamas diz que acordo em Gaza depende do fim da ofensiva de Israel


Segundo o Hamas, a realização da reunião do Conselho da Paz ocorre em meio à continuidade do que o grupo chama de crimes da ocupação e a repetidas violações do acordo de cessar-fogo. O movimento também exige o fim do bloqueio imposto por Israel à Faixa de Gaza, além da garantia dos direitos à liberdade e à autodeterminação do enclave.

Conselho da Paz criado por Trump reúne cerca de 20 países aliados

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante discurso no Conselho de Paz. — Foto: SAUL LOEB / AFP

O Conselho da Paz é uma iniciativa lançada por Donald Trump, que reúne cerca de 20 países e foi apresentado como uma alternativa à ONU. A maioria dos integrantes da aliança é formada por governos considerados próximos de Trump.

Durante o discurso de inauguração do Conselho da Paz, o presidente dos Estados Unidos prometeu que a nova aliança terá a função de supervisionar a Organização das Nações Unidas para, segundo ele, garantir que o organismo “funcione bem”. Trump declarou ainda que a iniciativa poderá ajudar a ONU a alcançar, no longo prazo, seu “verdadeiro potencial”.

O Brasil ainda não respondeu oficialmente ao convite para integrar o Conselho da Paz. Outros países já recusaram a participação, entre eles a França.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, insistiu na quinta-feira (19) que a reconstrução da Faixa de Gaza só terá início após o desarmamento do Hamas. Israel integra o Conselho da Paz, mas Netanyahu não viajou a Washington e foi representado pelo chanceler Gideon Sa’ar.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today