fevereiro 15, 2026

Bloco da Esquina celebra a MPB e homenageia Lô Borges em Belo Horizonte


O melhor da MPB é celebrado pelo Bloco da Esquina, na manhã deste domingo (15), na região Leste de Belo Horizonte.

O bloco que surgiu em homenagem ao Clube da Esquina, um dos mais importantes movimentos da MPB brasileira, neste ano homenageia um dos seus fundadores – Lô Borges, que morreu em novembro do ano passado. Uma ala de dança inédita e convidados ligados ao artista também vão participar do desfile.

Bloco da Esquina celebra a MPB e homenageia Lô Borges em Belo Horizonte — Foto: Débora Costa / CBN

Eliza Peixoto participa do bloco desde a sua fundação, em 2013, e conta que o tema não seria Lô Borges para o Carnaval de 2026. Mas, a partida repentina dele mudou os planos.

‘Era mais do que justo prestar uma homenagem ao cantor. Então o tema ficou “Sou o Mundo, né? Sou o Minas Gerais”, que é uma frase famosa do Lô, da música dele. “Para Lennon e McCartney” é uma história que começou nas escadinhas ali da rua Paraisópolis. Ela saiu de Santa Tereza e ganhou o mundo. Já nos ensaios a gente ficava emocionado só de pesar, porque assim, foi uma dor muito grande ver o Lô ainda produzindo e partindo’.

No repertório, os clássicos compostos por Lô Borges e parceiros do Clube da Esquina, como “Para Lennon e McCartney”, “Trem Azul”, “Paisagem na Janela” e “Um Girassol da Cor do seu Cabelo”. Inclusive, os participantes do bloco e muitos foliões escolheram usar adereços de girassol em homenagem à canção.

Bloco da Esquina celebra a MPB e homenageia Lô Borges em Belo Horizonte — Foto: Débora Costa / CBN

Marcelo Cândido participa do bloco há 3 anos no Carnaval de BH e afirma que é um privilégio para os fãs do Clube da Esquina homenagear Lô Borges.

‘O Lô Borges, representatividade mineira, é a cara do estado e não tinha como ser outra homenagem. Então, foi muito bem representado o Lô e muito especial pra gente. O que a espera hoje? Os clássicos do clube, os clássicos da MPB. Com certeza teremos clássicos e este ano mais especial ainda’.

O grupo se apresenta na Via das Artes, na Avenida dos Andradas, uma das principais da cidade e que está toda sonorizada para receber os blocos que fazem o cortejo e, assim, permitir que os foliões aproveitem mais a festa.

Neste domingo, 75 blocos desfilam nas diferentes regiões da capital mineira. Agora pela manhã a banda belo-horizontina Lagum agita os foliões num bloco na região Centro-Sul da cidade, além do tradicional Beiço do Wando, com o melhor do brega. Na parte da tarde, a cantora mineira Marina Sena estreia seu bloco “Marinada” na região da Pampulha.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today