Calorão nas férias muda a rotina e reforça cuidados com crianças no Rio

Com o início das férias escolares e o calor intenso que tem feito no Rio de Janeiro, pais e responsáveis estão precisando redobrar a atenção. A rotina da criançada mudou, e junto com a diversão, vieram também os cuidados com o sol, a pele e a hidratação, pra evitar problemas durante esse período.
As férias de verão viraram um exercício de planejamento pros pais devido ao calorão que não dá trégua no Rio. A missão é equilibrar lazer, segurança e saúde, principalmente quando o assunto é exposição ao sol.
A dermatologista Maria Cecília de Matta reforçou a importância do uso correto do protetor solar, além de roupas com proteção UV, chapéu ou boné, e alertou sobre a hidratação das crianças ao longo do dia.
Mas não é só o cuidado que entra em cena. Mesmo com o calor, os pais não abriram mão de garantir momentos de diversão pras crianças durante as férias. A professora Sabrina da Silva, mãe da Larissa, de 4 anos, contou que optou por um passeio em local fechado e climatizado. Ela escolheu levar a filha ao CCBB, onde está em cartaz a exposição da Turma da Mônica, do Mauricio de Souza, justamente pra unir lazer, conforto e segurança.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em dias de calor intenso, as crianças devem se hidratar com frequência, mesmo sem sentir sede. A recomendação também é evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h e ficar atento a sinais como cansaço excessivo, irritabilidade, dor de cabeça e tontura.
E pra quem ainda busca opções de lazer nesse período, o CCBB segue com a exposição “Viva Mauricio de Souza – a experiência imersiva”, que tem atraído muitas famílias. O AquaRio também aparece como uma alternativa educativa e longe do sol, assim como o Planetário, na Gávea, que segue sendo um passeio bastante procurado por crianças e adultos.







