Como evitar cair em golpes na hora de pagar impostos; veja algumas dicas

O mês de janeiro é marcado pelo pagamento de diversos impostos, incluindo o IPTU e o IPVA. Com o grande fluxo de pessoas procurando quitar os tributos, aumentam também os números de golpes. Por isso, é importante tomar cuidado na hora de emitir os documentos e pagar os boletos.
Nesta quarta-feira (21), começam a vencer a primeira parcela, ou, para quem optar por pagar à vista, a parcela da cota única do IPVA de 2026 do Rio de Janeiro. Além disso, tem início também a emissão de guias do IPTU.
Fabro Steibel, diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio, dá dicas de como evitar cair neste tipo de golpe.
“Essa é a temporada de golpes, porque todas as cidades, estados estão cobrando algum tipo de imposto e é muito fácil de você enganar as pessoas ao fazer isso. O mais seguro sempre é de você ir no site oficial da prefeitura, do governo do estado, da onde for, e emitir dali o boleto para pagar. Usar aquele código de barras, aquele PIX que é gerado ou na tela ou que você baixa ali. Esse é o mais seguro”
Nenhum dos dois impostos é cobrado por SMS e WhatsApp.
Para pagar o IPVA, o contribuinte deve emitir o Documento de Arrecadação do Rio de Janeiro, o DARJ, somente no site que a Secretaria de Estado de Fazenda, a Sefaz, fez exclusivamente para a emissão. O endereço é https://ipva2026.fazenda.rj.gov.br. O pagamento pode ser via pix ou por código de barras.
Nesta semana, vencem os pagamentos referentes aos veículos com as placas de final 0, 1 e 2. O pagamendo pode ser feito à vista, com 3% de desconto, ou em três vezes.
A Sefaz alerta para os contribuintes que confiram se o DARJ consta como favorecido a própria Secretaria, no nome SEFAZ RJ – SECRETARIA DE ESTADO DE FAZENDA DO RJ e de CNPJ 42.498.675/0001-52, os únicos corretos.
A emissão de guias do IPTU disponíveis na internet e nos postos de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda. O único endereço para emissão da guia on-line é o site carioca.rio. O prazo para quitar a cota única ou a primeira parcela do imposto é até 6 de fevereiro. Quem optar pela cota única terá desconto de 7%.
É possível baixar e imprimir, de uma só vez, todas as parcelas do imposto. Para a emissão da guia, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado no boleto de anos anteriores.







