Conta de luz: governo mantém bandeira tarifária amarela para julho

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária vai permanecer amarela no mês de julho de 2026. Com isso, os consumidores continuarão pagando um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz.
Segundo a agência, ligada ao Ministério de Minas e Energia, a manutenção da bandeira amarela, em vigor desde abril, reflete as condições menos favoráveis para a geração de energia elétrica durante o período de estiagem.
Segundo a Aneel, Nesta época do ano, a redução dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas exige maior acionamento das usinas termelétricas, que têm custo de operação mais elevado.
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para informar aos consumidores, em tempo real, o custo da geração de energia no país. Quando a produção fica mais cara, a cobrança adicional é aplicada automaticamente nas contas de luz.
A Aneel também reforçou a importância do uso consciente da energia elétrica para evitar desperdícios e reduzir o impacto da cobrança extra no orçamento das famílias.
Atualmente, os valores adicionais previstos para cada bandeira tarifária são:
- Bandeira verde: sem cobrança adicional;
- Bandeira amarela: R$ 18,85 por MWh consumido (equivalente a R$ 1,88 a cada 100 kWh);
- Bandeira vermelha – Patamar 1: R$ 44,63 por MWh (ou R$ 4,46 a cada 100 kWh);
- Bandeira vermelha – Patamar 2: R$ 78,77 por MWh (ou R$ 7,87 a cada 100 kWh).



