janeiro 31, 2026

'Lip plumper': produto vira febre nas redes, mas pode causar irritação e alergias nos lábios


Produtos que prometem lábios volumosos sem precisar de procedimentos estéticos caíram – literalmente – na boca do povo e se tornaram tendência entre consumidores. Impulsionado por influenciadores na internet, o “lip plumper“, promete volume imediato, sem precisar recorrer a agulhas. A busca por soluções rápidas, no entanto, pode causar irritações e alergias.

O gloss provoca um inchaço nos lábios, por causa do contato com substâncias como mentol, pimenta, gengibre, canela e ácido o hialurônico. O “efeito plump” pode durar até três horas.

Ardência, queimação e vermelhidão: relatos viralizam

No TikTok e Instagram, o “antes e depois” é exibido em vídeos que somam milhões de visualizações. Durante o processo de inchaço, usuários relatam ardência, queimação e até vermelhidão. O efeito da irritação dura de 5 a 10 minutos.

“Já está ardendo, misericórdia, e tocou na minha língua, MEU DEUS, minha língua ardendo. Dez minutos e parece que fui picada por um marimbondo. […] “não tá pinicando nem nada… MEU DEUS, tá pinicando sim! Já tem uns 2 minutos e está ficando cada vez mais forte. […] “Por que fiz isso?? Gloss? isso aqui é pimenta pura, meu deus!”

A usuária do TikTok, Bárbara Karen, relata uma experiência negativa com um produto que comprou na internet para aumento labial, destacando queimação intensa e desconforto. “O efeito de volume realmente aconteceu, e os lábios ficaram visivelmente mais cheios. No entanto, achei que o resultado durou pouco tempo. O produto que utilizei foi comprado pela Shopee. Minha decisão de compra foi influenciada por uma blogueira que testou o produto por estar em alta nas redes sociais. O efeito nela ficou bastante visível, o que despertou minha curiosidade”, relatou.

“Nos primeiros minutos após a aplicação, senti uma leve queimação que foi aumentando de forma gradual. No meu caso, essa sensação acabou se tornando bastante intensa, a ponto de eu não conseguir aguardar o tempo total de ação do produto. Acabei retirando tudo rapidamente porque o desconforto foi alto. A sensação era muito parecida com a de ter passado pimenta diretamente nos lábios”

Como funciona e quem deve evitar

O Diretor Técnico da Associação Brasileira de Cosmetologia e especialista em segurança e eficácia de cosméticos, Emiro Khury, explica que o efeito de queimação é esperado e que o gloss foi criado como uma alternativa para quem quer evitar procedimentos invasivos.

“É uma espécie de “sacrifício” para que o cosmético de fato apresente o resultado num tempo rápido e infelizmente causa esse desconforto. A alternativa para isso eram as intervenções injetáveis e para evitar isso e até o valor alta das injeções, a indústria de cosméticos inventou esse produto”, esclarece.

Mulher passa gloss nos lábios — Foto: Freepik

A dermatologista Nandara Paiva ressalta que pessoas com histórico de problemas na pele devem evitar este tipo de produto. “Já atendi pacientes com essa demanda e, muito por conta das redes sociais, a gente precisa ter muito cuidado com isso. São pessoas que vêm procurando o médico com ardor intenso, uma coceira significativa nos lábios, edema exagerado e até vermelhidão que não regride rapidamente”, conta.

“Quem já tem lábio sensível, doença inflamatória ou histórico de dermatite de contato deve evitar, pois tem mais risco de reação alérgica ou irritativa. O uso repetido também pode levar a uma dermatite irritativa.”

Alessandro Alarcão, médico dermatologista e presidente do Congresso Brasileiro de Cirurgia Dermatológica 2026, afirma que jovens têm procurado o consultório com a mesma queixa. “Tenho atendido pacientes com essa demanda, principalmente jovens influenciados por propagandas nas redes sociais. A maioria procura ajuda quando a reação foi mais intensa do que esperada. Em alguns casos, há dor e dificuldade para falar e se alimentar”, pontua.

“Uma reação esperada costuma ser leve e passageira e melhorar rápido, mas, quando há dor persistente, inflamação ou alteração na pele, já não é normal e precisa de avaliação de um dermatologista”

O que diz a Anvisa sobre o produto

Segundo a Anvisa, os “lip plumpers” são cosméticos isentos de registro. Isso significa que não passam por uma análise prévia, basta uma notificação garantindo que o produto atende aos requisitos técnicos e regulatórios. Esses produtos, no entanto, estão sujeitos à verificação sanitária a qualquer tempo, e podem ser objeto de fiscalização e auditoria, caso seja identificada alguma irregularidade.

Há ainda indicação para que pessoas observem a advertência no próprio rótulo do produto que indica o que fazer em caso de irritação mais intensa.

*créditos: a reportagem CBN usou áudios de vídeos no Tik Tok relacionados às contas @nellyhongval/ @adammitch/ @ricardemarre.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today