janeiro 27, 2026

Lula anuncia viagem a Washington em março para encontro 'olho no olho' com Trump


O presidente Lula afirmou nesta terça-feira (27) que vai viajar a Washington, em março, para um encontro “clho a olho” com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A declaração foi feita após a chegada ao Panamá, onde participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe. As informações são do portal g1.

Segundo o presidente, a visita foi combinada durante um telefonema com Trump na segunda-feira (26). Lula disse que tem mantido diálogo com outros líderes internacionais, como o presidente da França, Emmanuel Macron, e o presidente do Chile, Gabriel Boric, para tratar de temas ligados ao multilateralismo e à democracia.

“Eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, afirmou Lula.

O presidente disse ainda estar confiante de que o cenário internacional pode caminhar para maior estabilidade. “Eu estou convencido que a gente vai voltar à normalidade logo logo, que a gente vai fortalecer o multilateralismo e fazer com que as economias voltem a crescer, porque é isso que o povo espera de todos nós”, declarou.

Lula e Trump conversaram por telefone, nesta segunda-feira, por cerca de 50 minutos. Entre os assuntos, falaram sobre a reformulação da ONU e a possível participação do Brasil no Conselho da Paz.

Ao comentar o convite para participar do colegiado, Lula apresentou duas propostas: que o órgão se restrinja ao debate sobre a situação da Faixa de Gaza e que preveja assento para a Palestina nas discussões. O presidente brasileiro não confirmou se o país irá aderir formalmente ao conselho.

Lula também voltou a defender a necessidade de uma reforma ampla da Organização das Nações Unidas, principalmente com a ampliação do número de membros permanentes do Conselho de Segurança, reforçando a importância do multilateralismo nas decisões sobre conflitos internacionais.

Os dois presidentes ainda trataram da situação na Venezuela. Lula destacou a importância da preservação da paz e da estabilidade na américa do sul. Foi a primeira vez que os líderes conversaram após a ação militar dos EUA no país latino-americano e a captura de Nicolás Maduro.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today