fevereiro 6, 2026

O que explica a queda do bitcoin?

Resposta:
Primeiro que o bitcoin tem esse histórico de quedas acentuadas. Não é a primeira vez que isso acontece. A cotação já chegou a cair 80% durante o chamado inverno cripto, em 2022. E depois recuperou. Existe sempre uma desconfiança sobre o real valor do bitcoin. Pra que serve essa moeda virtual.
Os haters, aqueles que odeiam, dizem que não vale nada. Que é só uma especulação. E facilita transações ilegais de lavagem de dinheiro. Os entusiastas dizem que é um ativo que pode até substituir as moedas dos países, porque ninguém controla a emissão e os negócios são feitos de forma decentralizada.
E isso tem muito valor, especialmente no mundo atual com cada vez mais conflitos. Esse é o pano de fundo da situação.
O que aconteceu dessa vez é que o presidente Trump, que é um entusiasta das criptomoedas, facilitou que esses ativos atingissem um público cada vez maior. Então várias empresas do mercado financeiro passaram a negociar bitcoin. E oferecer para as pessoas das mais variadas formas.
Hoje existem fundos de investimento que investem em bitcoin. Tem empresas com ação em bolsa que só compram bitcoin, além das exchanges e dos derivativos, inclusive, aqui no Brasil. Nos últimos meses o ouro teve uma alta expressiva, por uma série de razões. Só que o bitcoin não acompanhou essa alta. Daí as pessoas voltaram a questionar a razão para investir em bitcoin.
Agora, como essa oscilação toda faz parte da vida do bitcoin, eu não me arrisco a dizer o que vai acontecer. Mas o fato é que o Tesouro Selic continua rendendo 15% ao ano.
Resumo:
Quem quer tranquilidade, pode continuar fora.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today