Papa Leão XIV é convidado para integrar 'Conselho da Paz' de Trump
O Papa Leão XIV, o primeiro Papa norte-americano, foi convidado a integrar do ‘Conselho da Paz’ que está sendo montado por Donald Trump. Informação foi confirmado pelo secretário de Estado do Vaticano nesta quarta-feira (21).
‘Nós também recebemos este convite, e o Papa o recebeu, e estamos refletindo sobre o que devemos fazer’, disse o cardeal Pietro Parolin, a jornalistas. ‘Estamos considerando isso a fundo, e acho que é um assunto que requer tempo para reflexão e resposta’.
A Casa Branca convidou uma série de líderes internacionais para integrar o conselho, que será presidido pelo próprio Trump. Entre os nomes estão o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
Lula também foi convidado
O presidente Lula recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar o chamado “conselho de paz” voltado à Faixa de Gaza. Segundo interlocutores do Planalto, o brasileiro ainda não decidiu se aceitará o convite e só deve avaliar a proposta na próxima semana.
O governo brasileiro também não pretende se manifestar oficialmente sobre o assunto antes da decisão do presidente.
Neste sábado (17), o presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou ter sido convidado para o colegiado. Ao divulgar uma imagem da carta enviada pela Casa Branca, Milei afirmou, em publicação na rede social X, que será “uma honra” participar da iniciativa, que será presidida por Trump e contará com a presença do secretário de Estado americano, Marco Rubio, e do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.







