janeiro 12, 2026

Rio atinge 40 °C e registra o dia mais quente do verão nesta segunda-feira (12)


O Rio de Janeiro registrou 40ºC no início da tarde desta segunda-feira (12), segundo a Climatempo. A marca foi registrada na Marambaia, na Zona Oeste, e faz deste o dia mais quente do verão até agora. No domingo, a cidade já tinha batido 39,7ºC, o segundo maior índice do ano.

O município está em Estágio 3 de calor desde sábado (10), o que indica calor intenso e risco à saúde de pessoas e animais.

Os impactos já são sentidos na rede de saúde. Entre os dias 1º e 11 de janeiro, o estado do Rio registrou 1.597 atendimentos a pessoas que passaram mal por causa do calor. Os casos foram atendidos nas 27 UPAs espalhadas pelo estado. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, reforçou os cuidados necessários durante esse período.

“Se hidrate. Se você tem algum tipo de doença crônica, não deixe de tomar medicação no momento correto. Procure evitar a exposição direta ao sol. E fique atento, em especial, com crianças e idosos que se desidratam com mais facilidade, além dos pets”, indicou.

Para reduzir os efeitos do calor extremo, a Cedae realiza hoje a distribuição de mais de 5 mil litros de água gelada em pontos de grande circulação. A ação acontece das 9h às 16h, com bicicletas, kombis e estandes fixos da chamada Frota da Hidratação. Os pontos também contam com bebedouros para pets.

Cariocas e também turistas aproveitam a ação. O professor Thiago Moraes, que mora no Mato Grosso e passa férias no Rio, falou sobre a importância dos pontos de hidratação para quem circula pela cidade.

“A gente que está fazendo turismo, andando pela cidade, o calor é intenso e faz bem hidratar. Achei a iniciativa bem bacana. Mato Grosso é uma cidade bem quente, a galera lá está sempre se hidratando, mas eu ainda não vi nesse estilo de distribuição de água”, contou.

Os pontos de distribuição de água estão em locais de grande movimento, como estações de trem e praças do Centro da capital. A ação também acontece em Duque de Caxias, Nova Iguaçu e São Gonçalo, na refião metropolitana.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today