Tornozeleira de Bolsonaro apresenta falha durante prisão domiciliar

A tornozeleira eletrônica utilizada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que cumpre prisão domiciliar, apresentou uma falha temporária no sinal de GPS na última sexta-feira (19).
A ocorrência foi comunicada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da execução da pena.
Segundo a corporação, a Central de Monitoramento registrou um alerta de perda de sinal às 18h57. Logo após o aviso, os operadores entraram em contato com Bolsonaro e orientaram que ele se deslocasse para uma área externa da residência para restabelecer a comunicação com os satélites.
Às 20h04, uma equipe do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica (Cime) foi enviada ao local para verificar o equipamento.
De acordo com o relatório encaminhado ao STF, os policiais constataram que a tornozeleira estava intacta, sem qualquer indício de violação.
“Na análise restou constatado: estrutura do dispositivo intacta, LED’s acesos e com sinalização em cadência normal. Solicitação de deslocamento para visada de satélites, prontamente atendida pelo monitorado”, informa o documento.
Após o reposicionamento, o sinal foi restabelecido normalmente. Os técnicos recuperaram os dados registrados durante o período de instabilidade e concluíram que não houve prejuízo ao monitoramento.
Como o equipamento voltou a funcionar dentro dos padrões esperados, não foi necessária a substituição da tornozeleira.
Bolsonaro cumpre prisão domiciliar desde 27 de março por motivos de saúde. Condenado a mais de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes, o ex-presidente é monitorado eletronicamente e só pode receber visitas mediante autorização do STF. Além disso, a residência conta com vigilância permanente da PMDF.



