Now Reading:

Vale a pena sair de um plano de previdência VGBL para entrar em um PGBL?

Share Page
junho 26, 2026
1 Min Read

Vale a pena sair de um plano de previdência VGBL para entrar em um PGBL?


Vale a pena se você conseguir deduzir da sua aplicação no PGBL o seu Imposto de Renda. Caso contrário, você vai ter prejuízo. Todos os investimentos no PGBL podem ser descontados do seu Imposto de Renda na declaração anual até o limite de 12% do seu rendimento no ano.

Em compensação, tudo o que você sacar do PGBL é tributado. O VGBL não permite que você desconte as aplicações do seu imposto de renda. Em compensação, a tributação no resgate incide só sobre os rendimentos.

A sugestão então é que você fique monitorando a sua situação fiscal. Se puder usar a dedução na declaração completa, vale a pena sacar do VGBL e investir no PGBL, porque você vai economizar 27,5% de imposto de renda. E se ficar na aplicação por 10 anos, na tabela regressiva, em que o imposto é cobrado exclusivamente na fonte, vai pagar só 10% no resgate.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today