Jovem que se perdeu no Pico Paraná estrela campanha educativa dos Bombeiros

A história do rapaz de 19 anos que desapareceu por cinco dias no ponto mais alto do sul do país virou mote para a nova campanha dos Bombeiros do Paraná.
O vídeo, de um minuto, aproveita não só o caso protagonizado pelo rapaz, mas a fama instantânea que ele ganhou por ter conseguido sair quase ileso daquela aventura de cinco dias.
Betinho, como é chamado pela família e amigos foi fazer uma trilha no Pico Paraná entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro e se perdeu ao ser deixado para trás pela amiga que o acompanhava.
Depois que eles se separaram, já na descida, o rapaz não foi mais visto. Com o desaparecimento, diversas equipes dos bombeiros e incontáveis montanhistas voluntários trabalharam nos esforços de resgate. Como agradecimento a esse trabalho, o Betinho topou participar da campanha sem cobrar nada.
No vídeo, ele aparece em frente ao batalhão dos Bombeiros e usa de bom humor para chamar atenção às orientações de segurança feitas aos trilheiros.
Algumas dessas instruções dos Bombeiros, o próprio Betinho deixou de observar – e talvez por isso mesmo tenha virado notícia. É o caso da boa prática de ficar parado para facilitar o resgate que ele não seguiu e acabou caminhando 20 quilômetros até encontrar ajuda.
Para fechar a campanha, o rapaz reforça que o 193 é a ajuda que não vai faltar se a aventura fugir dos planos.
Além das orientações sobre trilhas, a campanha com Betinho traz também dicas de cuidados nas praias, com reforço à segurança dos banhistas, outra prioridade dos Bombeiros no alto verão.







