Relator no TSE rejeita cassação de mandato do senador Jorge Seif

O relator Floriano de Azevedo Marques Neto votou, nesta terça-feira, pela absolvição e rejeição ao pedido de cassação do senador Jorge Seif (PL-SC). O parlamentar responde por abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2022, a qual foi eleito para o cargo. Após a leitura do parecer, a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, suspendeu o julgamento, que deverá ser retomado na próxima quinta-feira.
Segundo o relator, ainda que haja indícios, não há provas contundentes das ações aos quais Seif foi acusado. O caso chegou a ser arquivado por unanimidade no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), mas a coligação autora da ação, formada pelos partidos Patriota, PSD e União Brasil, recorreu para a instância superior, onde obteve parecer favorável da Procuradoria-Geral Eleitoral.
Conforme a denúncia, Seif teria sido se beneficiado de um helicóptero do empresário Osni Cipriani, assim como teria utilizado a estrutura da empresa Havan na campanha; assim como teria obtido financiamento de propaganda eleitoral por parte do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista. A legislação eleitoral proíbe o financiamento de campanhas por empresas.







