janeiro 20, 2026

Celebrações em homenagem a São Sebastião, padroeiro do Rio, reúnem milhares de fiéis mesmo sob chuva


Nem a forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro impediu os fiéis de irem à Basílica de São Sebastião dos Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte da cidade, nesta terça-feira (20), que marca a celebração do santo padroeiro dos cariocas. Às 10 da manhã, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani Tempesta celebrou a missa, que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes.

Após a solenidade, o cardeal citou os desejos de paz e esperança que a celebração do padroeiro do Rio de Janeiro evoca.

“Nosso desejo é que a celebração de São Sebastião possa renovar no coração dos cariocas, e dos que vivem aqui, cada vez mais a esperança, a confiança e a luta por um mundo mais justo, mais humano, mais fraterno e pela paz nessa cidade. Cardeal, qual a principal característica de São Sebastião que os cariocas podem se espelhar em 2026? Nunca desanimar com as flechadas da vida e levantar sempre, começar sempre de novo”.

Nos últimos cinco anos, em todo 20 de janeiro, a policial civil Paula Severo frequenta a tradicional corrida de São Sebastião e, logo depois, vai à missa na Basílica de São Sebastião. Ela conta que a tradição tem um pedido especial neste ano: a recuperação do pai.

“Olha, a Corrida de Santo Sebastião para mim é uma tradição, eu sou devota, é minha quinta corrida. Todo ano eu já venho direto da corrida para a missa e esse ano em especial meu pai está hospitalizado e eu vim pedir a graça dele ser curado”.

Pouco antes da missa começar, o grupo da Folia de Reis da Sagrada Familia da Mangueira misturou fé com música para animar o público. Hevalcy Silva, que é mestre do grupo, controu sobre sua devoção à São Sebastião.

“Bom, São Sebastião, para mim, é uma divindade suprema, que eu aprendi a ser devoto desde criança com o meu laço familiar, minha mãe, e hoje, à frente da Folha de Reis, procuro manter a tradição até hoje dos meus antepassados”.

Além da missa, o dia também foi marcado pela Procissão Arquidiocesana, que saiu da Basílica de São Sebastião e seguiu até a Catedral Metropolitana, no Centro.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today