Como avaliar investimentos depois do caso Master?

Em CBN Dinheiro, Marcelo d’Agosto responde a questão de Luciana. Ela conta que sua tia tinha dinheiro aplicado no Master e, felizmente, o depósito do ressarcimento será feito em 48 horas. Mas as duas estão sem confiança para reaplicar os recursos. Ela pergunta o que devem fazer.
Confira a explicação do especialista:
A sua tia não investiu diretamente com o Master. Isso porque o banco não tinha uma rede de agências. O que aconteceu é que o banco ou a plataforma de investimento que ela tem conta, sugeriu a aplicação no Master.
O assessor ou o gerente enfatizou que a rentabilidade era maior do que as demais alternativas. E o investimento tinha a garantia do FGC, o fundo garantidor de créditos.
O importante, daqui pra frente, para evitar repetir o erro, é levar a sério um questionário que as instituições financeiras são obrigadas a fazer chamado, de análise do perfil do investidor.
Se a sua tia é conservadora, os produtos financeiros devem ser compatíveis com o perfil de risco dela.
Existem aplicações financeiras com boa rentabilidade, seguras, e com liquidez para investidores com perfil de risco conservador, como a sua tia.
A dica, então, é escolher a nova aplicação levando em conta apenas as alternativas com o menor risco possível, de acordo com o questionário de análise do perfil do investidor. O gerente e o assessor de investimento sabem o que é isso.







