Irã diz estar pronto para considerar concessões por acordo nuclear com os EUA

O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã disse que o país está pronto para considerar concessões para chegar a um acordo nuclear com os Estados Unidos. A informação é da BBC News.
Ele ainda completou dizendo que “a responsabilidade agora está com os Estados Unidos” para provar que querem chegar a um acordo. Acrescentou que, se Washington for sincero, o Irã terá certeza de que estará no caminho para uma negociação.
Essas declarações foram feitas depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na última sexta-feira que uma mudança de regime no Irã seria “a melhor coisa que poderia acontecer” e informou o envio de um segundo porta-aviões ao Oriente Médio como medida de pressão sobre Teerã para que assine um acordo.
No sábado, o secretário de Estado americano, Marco Rubio, disse que o presidente Donald Trump busca tentar um acordo, mas que era “muito difícil chegar a um consenso” com o Irã.
Autoridades americanas têm enfatizado repetidamente que o Irã, e não os Estados Unidos, é o responsável pelo atraso no progresso deste prolongado processo de negociação.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse neste domingo que informou ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada, que qualquer acordo de Washington com o Teerã deve incluir o desmantelamento da infraestrutura nuclear iraniana, e não apenas a interrupção do processo de enriquecimento.
O Irã já descartou renunciar ao enriquecimento de urânio no âmbito de suas negociações com os Estados Unidos, mesmo em caso de “guerra”. A justificativa é de que o país tem direito de desenvolver energia nuclear para fins civis. O governo de Teerã também excluiu negociações sobre o programa doméstico de mísseis.
As conversas entre os dois países devem continuar na próxima terça-feira em Genebra, na Suíça. A primeira rodada de negociações aconteceu em Omã, em fevereiro, com a presença de delegações dos Estados Unidos e do Irã.







