Liesa define ordem de leitura dos quesitos na apuração das Escolas de Samba do Rio

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) sorteou, no início da tarde desta quarta-feira, a ordem de leitura dos quesitos na apuração e o critério de desempate. O Rio vai conhecer nesta Quarta-Feira de Cinzas a grande campeã do carnaval 2026.
A ordem de leitura dos quesitos então será: Comissão de frente, bateria, mestre-sala e porta bandeira, alegorias e adereços, harmonia, fantasias, enredo, evolução e samba enredo. Já em caso de empate, o nono quesito, portanto samba-enredo, servirá de critério de desempate.
O sistema de julgamento das notas passou por mudanças.
Cada quesito teve seis avaliadores, e não quatro, somando 54 avaliadores, mas apenas 36 notas entram no cálculo final. Em sorteio hoje de manhã, as cabines 1 e 5 dos jurados foram eliminadas e não terão as notas lidas.
Todos os quesitos têm subquesitos, para as notas ficarem mais objetivas, sem interpretação.
Mas os subquesitos não serão lidos na hora da apuração, vão apenas constar na justificativa dos jurados.
Vale lembrar que a menor nota será descartada.
Haverá 26 subquesitos ou detalhamentos, com maior peso para critérios como criatividade e concepção.
E foi a primeira vez que duas cabines de jurados ficaram viradas uma de frente para a outra, nos setores 6 e 7, o que obrigou as escolas a pensarem o desfile em 360 graus.
A mudança impactou quesitos como mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente, que priorizavam um dos lados da pista.
A comissão de frente, além de indumentária e apresentação, passou a ser avaliada também pela ideia e criatividade. Foram julgados por fantasia, coreografia e harmonia, enquanto a bateria recebeu notas por manutenção da cadência, conjugação dos instrumentos, criatividade e versatilidade.
A apuração, queacontece na Cidade do Samba, define o futuro das agremiações: as seis primeiras voltam à Sapucaí no sábado para o desfile das campeãs, enquanto a última colocada desce para a Série Ouro em 2027.
As mudanças foram adotadas, segundo a Liesa pra aumentar a transparência do julgamento.
Além da Viradouro, que ganhou o estandarte de ouro dos jornais O Globo e Extra, as favoritas na briga pelo titulo são Beija Flor e Vila Isabel.







