Lula critica atrasos em obras no Rio na gestão de Paes e cobra fiscalização da população

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpriu uma agenda nesta segunda-feira (22) no Rio de Janeiro. Ao longo do dia, participou de eventos relacionados à adesão do estado ao Propag e anunciou novos investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A última agenda pública ocorreu no Jardim Maravilha, na Zona Oeste da capital, onde foram anunciadas obras de infraestrutura para a região.
Durante o evento, Lula fez críticas à gestão do ex-prefeito Eduardo Paes. Segundo o presidente, algumas obras anunciadas anteriormente em parceria entre o governo federal e a prefeitura ainda não saíram do papel. Lula também pediu que a população acompanhe e fiscalize a execução dos projetos financiados com recursos federais.
Como exemplo, o presidente citou a construção de uma unidade do Instituto Federal na Cidade de Deus. Lula afirmou que acreditava que a obra já estivesse em andamento, mas descobriu posteriormente que o projeto não havia avançado por falta de um prédio para instalação da unidade.
‘Eu anunciei que a gente ia fazer uma escola, o Instituto Federal, na Cidade de Deus. Ora, como o prefeito prometeu e eu falei que ia fazer, eu tô achando que tava sendo feito. Quando foi um dia, eu perguntei pro meu ministro da Educação, como é que tá o Instituto na Cidade de Deus. Ah, não tem Instituto. Por quê? Ah, porque não tem o prédio. Bem, aquilo me fez encontrar com o Eduardo Paes, ele já não era mais prefeito, ele disse que esqueceu de fazer’.
Em contraponto às críticas à gestão anterior, Lula elogiou o atual prefeito, Eduardo Cavaliere, afirmando que ele tem dado andamento a projetos que estavam paralisados.
O presidente também fez afagos ao governador interino do Rio de Janeiro, Ricardo Couto. Lula afirmou que o político recebeu uma missão importante ao assumir o comando do estado durante o período de transição provocado pela renúncia de Cláudio Castro e pela disputa judicial sobre a sucessão no governo fluminense.
‘Eu já disse ao nosso governador, como ele não foi candidato a governador, ele não teve que prometer nada a ninguém. Foi o destino que quis que ele assumisse essa tarefa. E a tarefa dele é muito nobre, é tentar moralizar a política do Rio de Janeiro e acabar com a corrupção. E nesses seis meses que você vai governar o Rio de Janeiro, que você possa fazer aquilo que não foi feito em 10, 15 ou 20 anos por outras pessoas que governaram esse país.’
Segundo Lula, Ricardo Couto tem a oportunidade de promover mudanças no estado e enfrentar problemas históricos da administração pública.
Durante o evento, o governador interino também discursou e pediu responsabilidade dos eleitores na escolha do próximo governador nas eleições de outubro. Couto afirmou que as decisões tomadas nas urnas terão impacto direto no futuro do Rio de Janeiro e defendeu uma escolha consciente por parte da população.
Lula ainda tem uma última agenda prevista no Rio de Janeiro, em homenagem a estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática.



