Lula e Erdoğan discutem paz em Gaza e ampliam agenda bilateral

O presidente Lula conversou por telefone, na manhã desta quarta-feira (21), com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan. Os dois líderes falaram sobre a situação na Faixa de Gaza e os esforços internacionais pela paz.
Erdoğan também parabenizou Lula pelo exercício das presidências do G20 e da COP30, realizada em Belém. O presidente turco manifestou interesse em contar com a experiência brasileira na organização da COP31, prevista para novembro, na Turquia.
Na conversa, Lula e Erdoğan trataram ainda de uma agenda bilateral e da necessidade de ampliar e diversificar o comércio entre os países, que superou US$ 5,5 bilhões em 2025. Os presidentes concordaram em promover reuniões entre os setores privados e o líder turco destacou a disposição de empresas de seu país em investir no Brasil, especialmente no setor de infraestrutura.
A conversa ocorreu em meio ao convite feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para que Lula e Erdoğan integrem o Conselho da Paz, iniciativa lançada pela Casa Branca para coordenar ações de transição política, segurança e reconstrução da Faixa de Gaza. Os dois governos confirmaram o recebimento do convite, mas por enquanto, apenas a Turquia confirmou a participação no grupo.







