Orquestra Voadora reúne 70 mil foliões em desfile no Aterro do Flamengo, no Rio

O Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio, recebeu nessa terça alguns dos maiores blocos do carnaval do Rio. No fim da tarde, 70 mil foliões se reuniram no desfile da Orquestra Voadora, que se autointitula “a fanfarra mais divertida do Rio”.
O bloco desfila desde 2009, e tem como marcas registradas a banda de instrumentos de sopro, os “pernaltas”, que desfilam com pernas de pau, e a apresentação de acrobatas. O repertório é variado, e inclui desde marchinhas até trilhas sonoras de filmes e sucessos do pop.
Desfile da Orquestra Voadora, no Rio de Janeiro — Foto: Diogo Bugalho / CBN
Um dos fundadores, Thiago Rodrigues falou do tema do desfile deste ano, que foi “Cabe todo mundo no mundo”.
‘Por mais que a gente já esteja 17 anos fazendo, sempre está aquele fio na barriga. Mas é isso, o carnaval é essa força, a música, as pessoas todas aqui em volta, querendo se divertir, querendo ser leves, felizes. Então o espírito é esse, e a gente, graças a Deus, consegue evocar isso todo ano’.
A ala de pessoas com deficiência se chama ala “Assexyvel”, trocadilho com “acessível” e “sexy”. A coordenadora Camila Alves, que é uma mulher cega, destacou a importância de garantir diversão pra todos.
‘Quando é carnaval, as pessoas costumam dizer: a rua é democrática. A rua não é democrática, as ruas dessa cidade são completamente inacessíveis, e a Orquestra Voadora veio colocar a ala de acessibilidade para garantir que pessoas com deficiência tenham acesso a um carnaval bom, de qualidade, com segurança e suporte. E aí todo mundo curte junto’.
Pela manhã, foi o Quizomba que arrastou uma multidão pelo Aterro. O bloco nasceu em 2001 com a ideia de levar às ruas a diversidade musical brasileira em forma de festa. Nessa terça, os músicos tocaram Alceu valenca, Tim Maia, Paralamas, Titãs, e vários outros.
Mesmo com o fim do feriadão de Carnaval, a folia continua no Rio. No fim de semana que vem, desfilam no circuito Preta Gil o bloco da cantora Anitta e, pra fechar a festa, o Monobloco.







