janeiro 29, 2026

Caso Master: PF abre inquérito para investigar influenciadores por ataques ao Banco Central


O ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, autorizou a abertura de uma investigação da Polícia Federal para apurar suspeitas de uma ação coordenada contra o Banco Central nas redes sociais.

A investigação começou a partir da suspeita de uma série de publicações críticas à autoridade monetária, que questionavam a liquidação extrajudicial do Banco Master, determinada pelo próprio Banco Central. A partir disso, mais de 50 perfis de influenciadores passaram a publicar conteúdos atacando o BC.

A abertura do inquérito foi antecipada pelo g1 e confirmada pela CBN. A apuração vai investigar tanto os vídeos publicados quanto as denúncias feitas por outros influenciadores, que afirmam ter sido procurados para gravar conteúdos críticos ao Banco Central.

A Polícia Federal já realizou uma análise preliminar das postagens, identificou possíveis crimes e, com base nisso, pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal para dar início à investigação.

O entendimento é de que houve uma ação orquestrada e coordenada contra o Banco Central, com o objetivo de colocar em xeque a credibilidade da autoridade monetária.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today