Forças de segurança de São Paulo vão fiscalizar pontos turísticos com rope jump no estado

As forças de segurança de São Paulo, em parceria com prefeituras e secretarias municipais de Turismo, vão fiscalizar ao menos 11 pontos turísticos conhecidos pela prática de rope jump no estado. A expectativa é de que a operação comece neste sábado, como medida preventiva após a morte da jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, que caiu de uma ponte durante a prática da atividade, em Limeira, no interior paulista.
A decisão foi tomada na última quinta-feira, durante uma reunião realizada na Secretaria da Segurança Pública, que reuniu representantes do Ministério Público, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, Procon, Defesa Civil, além das secretarias estaduais de Turismo e Esportes.
Ao todo, foram mapeadas 78 cidades onde a fiscalização será intensificada. A força-tarefa também identificou que, das cerca de 14 mil empresas cadastradas no estado para atividades esportivas, aproximadamente 3,3 mil atuam no segmento de turismo de aventura.
A operação prevê vistorias presenciais contínuas em locais onde há oferta da atividade, com possibilidade de apreensão de equipamentos, autuações e prisões em casos de irregularidades. O entendimento do grupo é que, embora o rope jump não seja proibido no Brasil, a prática pode configurar crimes quando coloca participantes em risco ou é realizada sem condições adequadas de segurança.
Na capital, um dos principais pontos de atenção é o Viaduto Sumaré. Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo informou à CBN que instalou uma câmera do Smart Sampa no local para reforçar o monitoramento e que a Guarda Civil Metropolitana intensificou o patrulhamento na região para coibir práticas irregulares e ampliar a segurança.
Paralelamente às ações de fiscalização, o governo paulista elabora uma minuta de projeto de lei para regulamentar atividades radicais que hoje não possuem certificação específica. O texto está sendo construído por representantes dos órgãos envolvidos na força-tarefa e, após a conclusão, será apresentado ao governador Tarcísio de Freitas antes de ser encaminhado à Assembleia Legislativa.



