Como investir hoje para garantir a faculdade do filho no exterior no futuro?

Pergunta: Gostaria de saber quais seriam bons investimentos para garantir a faculdade do meu filho no exterior, começando em 2043, daqui a 17 anos. Saiba mais abaixo:
Você tem que atacar esse problema em duas frentes. Uma é o custo da faculdade e a outra é a gestão dos investimentos financeiros.
O primeiro ponto é definir que tipo de faculdade no exterior você almeja para o seu filho. Nos Estados Unidos, nas universidades de ponta, o estudo tem ficado cada vez mais caro e mais elitista – apesar das bolsas de estudos oferecidas.
Em contrapartida, o acesso de estudantes brasileiros a várias outras faculdades no exterior, tem aumentado. Por exemplo, tem escolas no Brasil que já fazem um programa para que o estudante daqui consiga entrar na faculdade lá.
Mesmo o Enem pode ser usado como nota de admissão para algumas faculdades estrangeiras.
Do ponto de vista dos investimentos, se você já tem todo o valor hoje, ou boa parte dele, pode investir direto no exterior. Nos Estados Unidos, uma carteira diversificada é considerada 60% em ações e 40% em renda fixa.
Isso porque o juro acima da inflação por lá é baixo. E os investimentos em ações tem um ganho adicional em relação ao rendimento da renda fixa. Então, mesmo com o sobe e desce dos investimentos em ações, a longo prazo a tendência por lá é que as ações tenham rentabilidade maior do que a renda fixa.
Se você não tem o dinheiro ainda, faz sentido fazer a poupança aqui no Brasil, investindo no Tesouro IPCA. A lógica é que o IPCA mais ou menos acompanha a desvalorização do real a longo prazo. E você ainda ganha um adicional que são os juros dos títulos, que hoje estão em 7% ao ano.
- Procura definir o seu objetivo a partir do custo da faculdade;
- E diversifica os investimentos conforme você esteja mais perto ou mais longe desse montante.







