fevereiro 4, 2026

Moradores, comerciantes e pedestres reclamam da insegurança na Lapa (RJ)


A reportagem CBN esteve na Lapa, no Centro do Rio, após reclamações de aumento no número de assaltos nos últimos meses. O que chama a atenção é tudo acontece perto da sede da Polícia Civil e da delegacia da Rua Gomes Freire.

João Lima, que trabalha num comércio na altura do número 493, disse que nem a proximidade com a polícia tem impedido a ação dos criminosos. Ele contou que já teve até registro de assalto com fuzil nas imediações:

“A gente fica meio vulnerável, né? Principalmente nessas horas que tem menos movimento, de manhã na abertura, de noite no fechamento. Teve já clientes que foram assaltados aqui perto. A gente tem funcionários que já foram também. (…) No passado, assaltaram uma lotérica aqui do lado, com fuzil, com arma. Acho que talvez nem soubessem que era do lado da Delegacia da Polícia Civil. O pessoal que comete esses crimes aqui, normalmente, é usuário de drogas. Então não tem muito esse filtro de se tem polícia, se não tem. Eles vão, é uma coisa meio, quase instinto de sobrevivência ali”.

Edinaldo Prata, que trabalha na Rua da Relação, contou que as pessoas não conseguem nem pegar o celular pra ver uma mensagem porque o risco de ser roubado é imediato:

“Tem o máximo cuidado. O celular na mão aqui, o leva mesmo. É de dia, é de noite. Passou das sete horas da noite, ainda pior ainda. Não resolve nada. A polícia aqui não resolve nada. Rouba na cara da polícia. A casa lotérica teve uns seis meses atrás mesmo, que levaram tudo. Levaram mais de R$ 170 mil ali da casa lotérica e a polícia não deu jeito em nada”.

A preocupação aumenta ainda mais com a chegada do carnaval. A reportagem CBN procurou a Polícia Militar e a Polícia Civil pedindo um posicionamento:

A Polícia Civil afirmou que não procede a informação de aumento dos roubos de rua nessa área. Segundo dados oficiais do Instituto de Segurança Pública, o ISP, em 2025 houve uma queda de 19% nesse tipo de crime em comparação com 2024.

A corporação disse ainda que a 5ª DP, na Mem de Sá, tem realizado ações constantes para identificar e prender criminosos que atuam na região. A Polícia Civil também destacou que muitos suspeitos acabam voltando rapidamente às ruas, o que dificulta o trabalho e gera transtornos pra população.

Já a Polícia Militar informou que o 5º BPM mantém policiamento dia e noite, com viaturas, motopatrulhas e equipes a pé em pontos estratégicos, de acordo com as áreas com maior registro de ocorrências.



Source link

Visited 1 times, 1 visit(s) today